terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

AVES AFRICANAS - UMA PAIXÃO

Durante o período que se estendeu desde finais dos anos 50 até princípios dos anos 70, tive a felicidade de poder efectuar incursões, quase permanentes, pelos territórios então administrados pela Sociedade de Safaris de Moçambique, e não só. Efectivamente o imenso espaço, desde as margens norte do rio Búzi até à margem sul do rio Zambeze, entre os tandos de Marromeu e os caminhos da Serra Chôa, era por mim conhecido como se das palmas das minhas mãos se tratasse. Durante todo esse tempo, em algum lugar e dado momento, avistei as espécies de aves que, abaixo, são mencionadas. Quando as minhas visitas ao Parque Nacional da Gorongosa começaram a ser mais assíduas e longas no tempo, comecei a notar o meu interesse pela diversidade, quantidade e beleza das aves que podia avistar e, acerca das quais nada sabia, nem mesmo o nome. O interesse e a curiosidade crescentes fizeram com que viesse a sentir um apelo muito especial acerca deste mundo das aves.


Vários livros editados na África do Sul, como “Birds of Africa”, “Birds of Western Africa” e outros, deram-me uma grande ajuda nos conhecimentos que ia adquirindo, dos quais ia tomando devida nota. No entanto, é bom realçar que não sou nenhum “expert” nesta matéria… sou apenas um curioso, um amante dedicado. Por certo, irão encontrar aqui algumas inexactidões, que agradeço sejam corrigidas, sempre que necessário. Deixo aos ornitólogos e entendidos na matéria os pormenores mais técnicos acerca deste apaixonante assunto. Para poderem abrir os álbuns de fotos, façam “click” sobre o “slideshow” referente a cada espécie, que se encontra na barra vertical direita do blog. E, como “Roma e Pavia não se fizeram num dia”, esta primeira abordagem é destinada apenas a espécies de grande porte. As outras espécies serão convenientemente tratadas, e a seu tempo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um endereço maravilhoso, onde nos perdemos no tempo!
Que beleza de aves,algumas delas minhas conhecidas.
Pena não ver a célebre "viuvinha", passarinho que penso já estar extinto.No tempo da minha infância diziam os indígenas que já era raro!Continue e parabéns pelo seu bom gosto e amor a África!
Lena Sousa